FÉRIAS DE VERÃO NO CENTRO CIÊNCIA VIVA DE TAVIRA | 6 aos 12 anos | 14h30-17h00


PROGRAMA:


13 > 17 JULHO
13.07 | Desenhar no espaço - Nesta atividade os participantes são desafiados a construir um objeto tridimensional utilizando uma caneta 3D. O objeto tridimensional é construído a partir de formas simples que se organizam e servem de estrutura, podendo evoluir para formas mais complexas.
14.07 | Foguetões ao ar – Todos os anos são lançados foguetões para o espaço para diferentes missões espaciais. Nesta atividade vais aprender um pouco mais sobre foguetões e os seus lançamentos e no final construir o teu próprio foguetão e lançador.
15.07 | Lanternas decorativas - Conjugando materiais do nosso dia-a-dia e material eléctrico, vamos construir uma lanterna que ilumina os nossos quartos.
16.07 | Cortiça, uma tradição sustentável - O que é a cortiça? De onde vem? Para que serve? Estas são algumas das questões que servirão de ponto de partida para conhecer este recurso e explorar a importância do sobreiro nos ecossistemas de que faz parte. Reutilizando rolhas de cortiça pretende-se construir novos objetos e abordar alguns princípios subjacentes a uma economia circular, no âmbito de uma educação para o desenvolvimento sustentável.
17.07 | Máquinas planantes - Nesta atividade os participantes são desafiados a criar uma máquina que plana no ar utilizando um sistema elétrico para o seu lançamento.


20 > 24 JULHO
20.07 | Cromatografia em sacos - Utilizando uma técnica chamada cromatografia, cria divertidos padrões nos teus sacos. Vem descobrir como funciona esta técnica e dá azo à tua imaginação!
21.07 | Pedra a pedra, experimento e aprendo - Numa primeira parte, observando e explorando diferentes amostras de rochas as crianças serão desafiadas a reconhecer a diversidade de tamanhos, cores e texturas que estas apresentam. Através de pequenas e breves atividades laboratoriais serão, ainda, explorados alguns conteúdos relacionados com a formação de rochas sedimentares (que predominam no Algarve). Numa segunda parte, assumindo um caráter mais lúdico, a criatividade dos participantes será colocada em ação, estes serão desafiados a utilizar algumas das amostras de rochas em estudo para realizar atividades, jogos e outras brincadeiras que motivem o interesse pela geologia.
22.07 | Ludião “O Mergulhador Cartesiano” – Um “mergulhador” flutua dentro de uma garrafa de plástico, cheia de água. De repente, com um pressionar da garrafa este desce. O que aconteceu? Vem construir o teu Ludião e aprender mais sobre o mergulhador cartesiano.
23.07 | Caixa-abrigo para aves - Tendo presente o papel ecológico desempenhado pelas aves e todos os benefícios que estes animais prestam aos seres humanos e ao nosso planeta, o objetivo deste ATL é construir caixas-abrigo para pássaros. Neste âmbito, serão abordadas algumas dicas para que, preferencialmente, no próximo outono, estes abrigos possam ser instalados com sucesso. Assim, as aves poderão explorá-los e reconhecer a segurança necessária para que neles possam nidificar (durante a época de reprodução seguinte).
24.07 | ADN, diz-me quem sou eu? - Sabes porque somos parecidos com os nossos pais? Nesta atividade partiremos à descoberta da molécula de ADN através de divertidas experiências laboratoriais.


27 > 31 JULHO
27.07 | Fibras naturais, origens e utilizações - O que são fibras naturais? Quais são algumas das suas origens, utilizações e vantagens? Estas são algumas das questões a explorar no decorrer deste ATL, onde se pretende utilizar mini teares para tecer fibras naturais.
28.07 | Robótica - Nesta atividade vais poder programar pequenos robôs com o recurso de um código de cores.
29.07 | Propulsão elástica – Recorrendo à força que um elástico consegue gerar, vamos construir diferentes veículos e fazer com estes se movimentem, seja pelo chão ou ar, de uma forma divertida e imaginativa.
30.07 | Hippie-Shirt - Nesta tarde vamos criar padrões de cor em T-shirts usando a técnica tie-dye. Usa a ciência e a tua criatividade para personalizar a tua T-shirt.
31.07 | Máquinas oscilantes - A partir de materiais reciclados, os participantes são desafiados a criar uma máquina que move-se com movimentos aleatórios.


Horário: 14h30 às 17h00
Público-alvo: 6 aos 12 anos
Local: Centro Ciência Viva de Tavira
Preço: 5€ por criança e por atividade

INSCRIÇÃO OBRIGATÓRIA. É necessário trazer lanche.


Informações e inscrições:
281 326 231 | 924 452 528 | geral@cvtavira.pt

 

REGRAS DE FUNCIONAMENTO:

1. HORÁRIO - As atividades decorrem ao sábado das 14h30 às 17h00. Os horários de entrada e saída devem ser respeitados para não interferirem no desenvolvimento das atividades. Eventuais atrasos devem ser comunicados atempadamente para 281 326 231 ou 924 452 528.

2. LOCAIS - O ponto de encontro será no exterior junto à entrada do CCVT e a entrada das crianças será feita pelos claustros. As atividades serão realizadas no espaço exterior (claustros do edifício) e/ou no Laboratório anexo ao edifício principal.

3. PARTICIPANTES - Crianças dos 6 aos 12 anos; Nº máximo de 6 crianças em cada sessão.

4. INSCRIÇÃO - As inscrições são obrigatórias, e por razões de bom funcionamento sugerimos que sejam feitas o mais atempadamente possível.

5. PREÇOS - 5€ por criança.

6. PAGAMENTO - O pagamento antecipado é obrigatório podendo ser realizado presencialmente (e.g. Multibanco, MBWAY) ou por transferência bancária.

7. CANCELAMENTO - Qualquer cancelamento nas 48 horas que antecedem a atividade não dá direito a devolução.

8. As crianças deverão trazer um pequeno lanche para comerem a meio da tarde.

 

NORMAS DE SEGURANÇA:

a) De acordo com o Plano de Contingência do CCVT, toda a equipa do Centro Ciência Viva de Tavira estará sempre equipada com Equipamento de Proteção individual (EPI);

b) À chegada, os participantes devem desinfetar as mãos e será medida a temperatura dos mesmos;

c) Recomenda-se a todos os participantes a utilização de máscara, sendo obrigatório o seu uso a partir dos 10 anos. Os participantes menores de 10 anos, embora sugerido, não é obrigatório o uso da máscara. Esta recomendação é apenas válida para os momentos de visitação ao espaço interior do Centro Ciência Viva de Tavira, ou quando as atividades são realizadas no laboratório;

d) Em cada sessão, cada participante recebe um kit individual devidamente desinfetado, identificado com o seu nome, com os utensílios que irá necessitar para realizar a atividade agendada para o dia;

e) Durante as sessões, a intervalos regulares, os monitores irão alertar frequentemente os participantes para a importância da higienização das mãos, certificando-se da correta lavagem e/ou desinfeção das mãos;

f) As mochilas e utensílios pessoais serão deixados na mesa e/ou cadeira destinada a cada participante;

g) As atividades e a disposição do espaço foram planeados de modo a que se evite o contacto próximo entre participantes.

Localização

Convento do Carmo
8800-311 Tavira

Horários

Terça a Sábado- 10h00 às 18h00
Domingo e Segunda - encerrado
Horário de Verão - abertos aos Domingos de 15 de Julho a 15 de Setembro.

Estamos encerrados nos seguintes dias (2021):
01 maio; 03, 10 e 24 de junho; 05 outubro; 24 e 25 dezembro.