O CCVT disponibiliza mensalmente (outubro 2022 a junho 2023) Oficinas de Ciência que se realizam nas instituições e são dirigidas aos alunos do pré-escolar (+3 anos).

Nestas atividades experimentais serão abordadas as seguintes temáticas:

• Brincar com CO2 - O ar que nos rodeia é uma mistura de vários gases. Nesta atividade as crianças têm a oportunidade de descobrir e produzir, através de experiências divertidas, o CO2.
  • Eletricidade e Magnetismo – Todos os dias utilizamos a eletricidade e sabemos que os ímanes atraem materiais com propriedades magnéticas. As crianças terão oportunidade de explorar diversos fenómenos e conceitos relacionados com a eletricidade e magnetismo.
  • Luz e cor – Com esta atividade, as crianças têm a oportunidade de explorar aspetos relacionados com as propriedades da luz, as cores que a constituem e a formação do arco-íris.
  • Água e Sal - A água e o sal estão presentes na maioria das atividades do nosso dia-a-dia, sendo também uma fonte de brincadeiras e prazer para as crianças. Recorrendo a experiências divertidas poderão explorar as diferentes propriedades destas duas matérias
  • Plantas e Sementes - As plantas são um dos suportes principais de toda a vida na Terra e um recurso vital para o bem-estar humano. Com esta atividade as crianças terão oportunidade de aprender quais as diferentes estruturas que constituem uma planta e quais as funções que estas desempenham.
  • Hora do conto – De modo assinalar a semana da leitura, os alunos terão a oportunidade de ouvir um conto interativo com experiências e muita diversão à mistura.
  • Química Mini - Nesta atividade pretende-se que os alunos aprendam o que são átomos e moléculas e que importância têm na formação da matéria. Vão ser abordados conceitos como "miscível" e "imiscível" para mostrar que existem líquidos que se misturam mas outros não. Recorrendo à mistura de ingredientes simples, vamos convidar os alunos a descobrir o fascinante mundo da química.
  • Jogos Matemáticos - Os jogos têm uma grande importância na aprendizagem da matemática. Com esta atividade pretende-se motivar os participantes para a aprendizagem da matemática, promover o desenvolvimento da autoconfiança e do raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade para resolver desafios.
  • Cromatografia em t-shirt - Recorrendo à técnica laboratorial da cromatografia, as crianças vão criar t-shirts coloridas com padrões fantásticos ao mesmo tempo que aprendem sobre separação de misturas.

Todas as atividades serão realizadas/adaptadas de acordo com as diretivas e regras de higiene e segurança da DGS e entidades onde se realizam as mesmas.

Contacte-nos para mais informações: 281 326 231 |  924 452 528 | geral@cvtavira.pt