SardiTemp é um projecto multidisciplinar que tem como objectivo estudar o impacto do aumento da temperatura devido ao aquecimento global no metabolism, fisiologia, comportamento e reprodução de pequenos peixes pelágicos, utilizando a sardinha europeia Sardina pilchardus como modelo de estudo. Pretende compreender qual a resposta adaptativa de duas populações de sardinha geográficas e geneticamente diferentes, onde analisaremos a sua base genética. Além disso, iremos testar o efeito da temperatura nas larvas de sardinha, tentando aferir quais os efeitos agudos e os efeitos transmitidos pelos pais. Os resultados das diferentes abordagens irão permitir contruir um modelo multidisciplinar preditivo da área de distribuição da espécie, considerando a projecção futura de cenários climáticos, assim como os aspectos relevantes da biologia e ecologia da sardinha, e seguindo as recomendações do IPCC para o ano de 2100. A adaptação a ambientes em mudança, e como é que os organismos irão responder a essas alterações são tópicos-chave na biologia contemporânea e este projecto irá contribuir com descobertas novas e originais para o estudo das adaptações biológicas e ecológicas de peixes marinhos ao aquecimento do oceano. Além disso, este projecto irá contribuir para aumentar a percepção e o envolvimento do público em geral, cientistas e decisores políticos em questões relacionadas com o impacto das alterações climáticas nos organismos vivos.

O projeto SardiTemp (REF. LISBOA-01-0145-FEDER-032209) é coordenado pelo MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente do nstituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida e tem como parceiros o IPMA,, FCiências.ID, MARE-IPLeiria e Centro Ciência Viva de Tavira.

O desenvolvimento do projeto nas escolas decorrerá durante o ano letivo 2020/2021 e 2021/2022.

Mais informações aqui