O CCVT disponibiliza mensalmente (outubro 2020 a junho 2021) Aulas de Ciência que se realizam nas instituições e são dirigidas aos alunos do pré-escolar (+3 anos).

Nestas atividades experimentais serão abordadas as seguintes temáticas:

• Jogos Matemáticos - Os jogos têm uma grande importância na aprendizagem da matemática. Com esta atividade pretende-se motivar os participantes para a aprendizagem da matemática, promover o desenvolvimento da autoconfiança e do raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade para resolver desafios.
  • Som - Os sons que conseguimos distinguir no nosso dia-a-dia podem ser muito diferentes uns dos outros. Conseguimos distinguir sons musicais, a falar e ruídos como explosões ou ranger de uma porta. As experiências realizadas nesta temática explicam como se propagam esses sons e até como podemos construir um instrumento musical com material do dia-a-dia.
  • Ar e água - Nesta atividade os participantes têm a oportunidade de explorar os conceitos de ar e água. São realizadas diversas experiências que explicam que o ar também ocupa espaço, os comportamentos que diferentes materiais têm quando colocados na água e a interação entre estes dois conceitos.
  • Movimento e Gravidade - Quando um objeto se move numa dada direção existe uma força de oposição que "trava" esse movimento, denomina-se força de atrito. Para além dessa força existe também a força gravítica que atrai os objetos entre si. Desta forma, serão feitas algumas experiências em que se observa estas forças em ação.
  • Calor  - Recorrendo a um conjunto de pequenas experiências será possível explicar os conceitos fundamentais da transferência de calor, diferença entre quente e frio, contração e dilatação de materiais, e a capacidade de absorção e retenção de calor em diferentes materiais.
  • Corpo Humano e Sentidos - O corpo humano desempenha inúmeras funções que nos possibilitam viver no dia-a-dia sem ter que pensar nelas. Os sentidos permitem-nos vivenciar diferentes estímulos provenientes do meio que nos rodeia e reagir de acordo com a informação recolhida. Nesta atividade iremos explorar os 5 diferentes sentidos e como funcionam.
  • Química Mini - Nesta atividade pretende-se que os alunos aprendam o que são átomos e moléculas e que importância têm na formação da matéria. Vão ser abordados conceitos como "miscível" e "imiscível" para mostrar que existem líquidos que se misturam mas outros não. Recorrendo à mistura de ingredientes simples, vamos convidar os alunos a descobrir o fascinante mundo da química.
  • Plantas e Sementes  - As plantas são um dos suportes principais de toda a vida na Terra e um recurso vital para o bem-estar humano. Com esta atividade as crianças terão oportunidade de aprender quais as diferentes estruturas que constituem uma planta e quais as funções que estas desempenham.
  • T-shirts Solares - Através de um processo de estampagem que recorre à fonte de energia mais importante do nosso planeta, o Sol, os alunos terão a oportunidade de estampar uma T-shirt, com uma imagem à sua escolha, e aprender mais sobre esta fonte energia.

Todas as atividades serão realizadas/adaptadas de acordo com as diretivas e regras de higiene e segurança da DGS e entidades onde se realizam as mesmas.

Contacte-nos para mais informações.

Localização

Convento do Carmo
8800-311 Tavira

Horários

Terça a Sábado- 10h00 às 18h00
Domingo e Segunda - encerrado
Horário de Verão - abertos aos Domingos de 15 de Julho a 15 de Setembro.

Estamos encerrados nos seguintes dias (2021):
01 maio; 03, 10 e 24 de junho; 05 outubro; 24 e 25 dezembro.