EDUCOAST - Nature-Based Education in Coastal GeoSciences – A field station in southern Portugal


A aprendizagem experimental oferece uma variedade de experiências que não podem ser adquiridas no ambiente típico de sala de aula, especialmente na área das ciências naturais. A educação com base em trabalho de campo promove o pensamento crítico e a resolução de problemas, o que auxilia na retenção de novos conceitos.

O projeto EDUCOAST visa assim promover, em particular, a educação baseada na natureza na área das geociências costeiras e marinhas e irá desenvolver-se nas instalações da Estação Experimental de Moluscicultura de Tavira (EEMT) do IPMA, no sul de Portugal.

Esta Estação está localizada num ambiente costeiro único, que inclui dunas, sapal, lagoa, ilhas barreira e praias. Para além disso, está equipada com um novo laboratório de investigação -"Pólo Tavira EMSO-PT" - dedicado ao estudo de sedimentos, na área da sedimentologia (financiado pelo Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação).

A oferta formativa do projeto é diversificada e inclui atividades como visitas de escolas de vários graus de ensino e de associações sociais locais; formação para empresas marítimo-turísticas; formação e estágios profissionais para alunos do ensino politécnico e universitário; formação de professores do ensino secundário e escolas de verão. Os formandos terão a oportunidade de efetuar colheita de dados de campo e de os analisar no laboratório/gabinete assim como interpretar os dado resultantes.

O conjunto de atividades propostas pelo projeto EDUCOAST enquadram-se na temática prioritária de preservar e proteger o meio ambiente com especial referência à importância e sustentabilidade dos sistemas costeiros usando a Ria Formosa como exemplo.

Para além do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P. (promotor), participam neste projeto a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. e o Centro de Ciência Viva de Tavira.

O projeto EDUCOAST é financiado pelo Programa Crescimento Azul das EEA grants ao abrigo da call #5 – Educação, e permitirá a implementação de programas de formação e assegurará as despesas relacionadas com a frequência dos formandos.

 

Mais informações aqui.  

 

Financiamento: